TREINAMENTOS

NR- 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Devem constituir CIPA e mantê-la em regular funcionamento todas as instituições que admitam trabalhadores como empregados. Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I da NR-05, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR. Especifica currículo básico para o curso de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para seus componente.

NR-06 – Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Define a obrigatoriedade de treinamento/fornecimento dos equipamentos de proteção individual aos empregados. Estabelece as responsabilidades do empregador e dos empregados quanto ao uso e fornecimento, bem como aprovação, comercialização e fiscalização.

NR-07 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Esta Norma tem o caráter prevencionista, de rastreamento e diagnóstico precoce dos possíveis agravos á saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação de existência de casos de doenças profissionais.

NR- 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Esta norma tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações elétricas, em suas diversas etapas como: projetos, operação, execução, manutenção reforma e ampliação.

NR-11 – Transporte, Manutenção, Armazenagem e Manuseio de Materiais

Esta Norma estabelece as condições mínimas de segurança para operação de transportadores, elevadores, guindastes industriais e máquinas transportadoras, bem como a segurança nos trabalhos de transporte de sacas e as normas de segurança para armazenagem de materiais.

NR-12- Segurança do trabalho em Máquinas e Equipamentos

Esta Norma e seus anexos definem referencias técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção em instalações e áreas de trabalho, definindo a segurança para dispositivos de acionamento, partida e parada de máquinas e equipamentos; normas sobre proteção de máquinas e equipamentos, assentos e mesas; fabricação, importação, venda e locação de máquinas e equipamentos, manutenção e operação.

NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção

Estabelece diretrizes de ordem administrativa de planejamento e de organização, que objetivam a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

NR-20 – Segurança e saúde com Líquidos Inflamáveis e Combustíveis

Esta Norma tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos de Segurança e Saúde no trabalho onde há presença de riscos de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência , manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

NR – 23 NPT – 17 – Proteção contra Incêndio.

Estabelece as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e área de risco, na prevenção e
combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada de um socorro mais especializado. Esta norma se aplica a todas as edificações ou área de risco, conforme Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

NR- 33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta e indiretamente nestes espaços.

NR- 35 – Trabalho em Altura

Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com atividades acima de 2,00m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.